Owakudani ou o "Grande Vale da Ebulição" em Hakone, Japão, dificilmente é um ponto turístico ideal. É uma grande caldeira vulcânica formada há cerca de 3.000 anos após uma grande erupção do Monte Hakone. Toda a área tem um cheiro forte de ovo podre, mas são exatamente os ovos que os turistas que visitam o vale procuram, especificamente o kuro tamago, um ovo cozido de casca preta. |
Owakudani ainda está ativo com piscinas ferventes de água rica em enxofre e enormes aberturas que expelem vapor e vapores vulcânicos de sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre.
São esta piscinas naturais de água quente rica em enxofre que são usadas para cozinhar os ovos de galinha comuns. O enxofre acaba conferindo a cor escura para as cascas ao mesmo tempo que confere um cheiro peculiar a ela: ovo podre.
Os ovos são vendidos em embalagens com 5 unidades e os moradores locais dizem que comer um destes ovos pode prolongar a vida em sete anos. Coma dois e você terá 14 anos extras adicionados à sua vida.
No entanto, alguns dizem que comer mais de dois não é recomendado.
Esta história de prolongamento da vida parece mais uma propaganda turística do que uma boa proposta gastronômica ou conselho de saúde, no entanto. Por si só, em algum momento do cozimento, os ovos já são um veneno em potencial em forma de sulfeto de hidrogênio, porque a clara possui enxofre e hidrogênio. Duas substâncias que, devido ao calor, criam o infame gás.
Mas, para maior sorte, a solubilidade faz com que esse gás acabe indo parar dentro da gema onde ele encontra o ferro e, em outra reação, surge o sulfeto de ferro, que é uma substância inofensiva e o ovo volta a ser comestível. De forma que inserir ainda mais enxofre na fórmula não parece boa coisa.
Os ovos são cozidos no topo de uma colina que os visitantes podem alcançar por um quilômetro de caminhada ou pelo teleférico de Hakone. Deste ponto de vista, pode-se ter uma vista magnífica do Monte. Fuji, que fica logo ao lado.
Os ovos são consumidos ali mesmo onde são cozidos e vendidos. Pequenas mesas de madeira são dispostas ao ar livre para que os visitantes retirem as cascas enegrecidas e apreciem a gema e a clara.
Os ovos pretos são famosos em Hakone e nem sempre é preciso visitar Owakudani para comê-los. Eles são vendidos em muitas lojas da cidade em pequenas sacos com seis unidades por 500 ienes (uns 22 reais).
O vale é às vezes referido como o "Vale da Morte" pelos habitantes locais. Cerca de 3.000 anos atrás, o Monte Hakone entrou em erupção deixando a cratera cheia de fontes termais. Ao longo de todo o caminho até o cozimento de ovos, há gêiseres sulfúricos ativos, o que às vezes pode ser perigoso.
A área também está sujeita a deslizamentos de terra devido à constante atividade vulcânica. Em condições potencialmente inseguras, as passagens para as nascentes de cozimento de ovos podem ser fechadas.
www.mdig.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário