A Ucrânia foi instruída a remover um "slogan político" de sua camisa do Euro 2020 pela Uefa, depois do protesto da Rússia .
A camisa, contendo um mapa mostrando a Crimeia anexada à Rússia como parte da Ucrânia, também incluía a frase "Glória aos heróis".
O órgão que tutela o futebol europeu já havia aprovado o kit.
No entanto, eles agora dizem que a combinação do mapa e do texto dentro da camisa claramente tem "significado histórico e militarista".
A Rússia anexou a península da Criméia em 2014, e considera-a parte de seu território, algo rejeitado internacionalmente.
O chefe da Federação Ucraniana de Futebol (UAF), Andriy Pavelko, exibiu o kit em um vídeo em sua página do Facebook no domingo passado, com o Campeonato da Europa a começar na sexta-feira.
As camisas amarelas e azuis mostram a fronteira da Ucrânia em branco, incluindo a Crimeia e as regiões orientais de Donetsk e Luhansk, que foram parcialmente apreendidas por separatistas pró-russos.
Um slogan na parte de trás diz "Glória à Ucrânia!" e outro - "Glória aos heróis!" - é cosido no interior da gola da camisa.
Os slogans são agora usados como saudações militares oficiais na Ucrânia e foram um grito de guerra dos manifestantes que expulsaram o presidente pró-Moscovo Viktor Yanukovych, em 2014.
As origens do lema estão enraizadas nas décadas de insurgência anti-soviética da Ucrânia.
"Acreditamos que a silhueta da Ucrânia dará força aos jogadores, porque eles lutarão por toda a Ucrânia", disse Pavelko.
Em uma postagem no Instagram (em ucraniano), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky escreveu: "A nova camisa da seleção ucraniana de futebol não é, de fato, como as outras
"Sabe como chocar. Traz muitos símbolos importantes que unem o povo ucraniano."
O técnico Andriy Shevchenko disse não se importar com a reação da Rússia, enquanto a embaixada dos EUA em Kiev, capital da Ucrânia twittou "adorei o novo visual", com uma foto do novo kit.
Mas a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, criticou os kits e comparou o slogan a um grito de guerra nazista.
E o parlamentar russo Dmitry Svishchev chamou a camisa de "totalmente inadequada" e instou a Uefa a agir.
www.bbc.com
Sem comentários:
Enviar um comentário