sábado, 22 de maio de 2021

RDC: o vulcão Nyiragongo entrou em erupção, a população da cidade de Goma recebe ordem de evacuação

 





Dezenas de residentes de Goma, no leste da República Democrática do Congo, começaram a fugir após a atividade repentina do vulcão



Chamas ligadas à atividade do vulcão Nyiragongo, são observadas nos arredores de Goma, na República Democrática do Congo, em 22 de maio de 2021.

O vulcão Nyiragongo, sobranceiro a Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC), entrou em erupção no sábado, 22 de maio, levando o governo a ordenar, à noite, a evacuação da cidade.

“O plano de evacuação da cidade de #Goma foi ativado” , anunciou no Twitter a comunicação do ministro Patrick Muyaya . "O governo está discutindo medidas urgentes a serem tomadas agora", acrescentou Muyaya.

Esta erupção repentina causou pânico na população, com milhares de pessoas que fugiram do posto fronteiriço vizinho com Ruanda, ao sul de Goma, e a oeste da cidade, em direção à região de Masisi.

“Tem muita gente na estrada, muitos carros, é a fuga” , disse à Agence France-Presse (AFP) um morador que levou a família em seu carro para pegar a estrada de Masisi, em direção à localidade de Sake. .

“O trânsito está  movendo-se devagar, em três ou quatro pistas. Os carros estão cheios de pertences pessoais, colchões no porta-malas ou nos tetos. » , 

 “Tem crianças, mulheres, velhos que estão a pé e a chuva está chegando, é complicado” .

Desde o início da noite, fortes emanações de luz brilhante saindo da cratera eram visíveis e um cheiro de enxofre perceptível em Goma, localizado no flanco sul do vulcão, às margens do Lago Kivu. Nenhum fluxo de lava era visível da cidade, nem a sensação de um terremoto.

 Num discurso gravado à população e transmitido em rádios locais e redes sociais, o governador militar da província de Kivu do Norte "confirmou a erupção do vulcão Nyiragongo desde 22 de maio por volta das 19 horas" local. “As investigações estão em andamento e a população deve seguir as orientações da proteção civil” , declarou o general Constant Ndima, pedindo “calma” .

“Vamos dar mais esclarecimentos à população para canalizá-la nas direcções onde estarão a salvo”, acrescentou o governador, responsável pela gestão da província desde a instauração do estado de sítio na região a 6 de Maio para combater contra grupos armados. A eletricidade foi cortada em grande parte da cidade.

Sem erupção desde 2002

Moradores de Goma deixam a cidade em 22 de maio de 2021.

De acordo com um documento interno da missão da ONU na RDC (Monusco), do qual a AFP tem uma cópia, um helicóptero da ONU “realizou um vôo de reconhecimento sobre a área e confirmou atividades de erupção no Nyiragongo” . “No entanto, o fluxo de lava está indo em direção ao Ruanda. A cidade de Goma e seus arredores são seguros ”, diz o balanço.

Goma é o lar de um grande contingente de soldados da paz e de muitos membros da equipe da MONUSCO. É também a base de muitas organizações não governamentais e outras organizações internacionais.

A última erupção do Nyiragongo, com mais de 3.000 metros de altura, data de 17 de janeiro de 2002 . Causou a morte de mais de cem pessoas, cobrindo com lava quase toda a parte leste de Goma, incluindo metade da pista do aeroporto da cidade. A erupção mais mortal ocorreu em 1977, com mais de 600 mortes.

Localizada na província de Kivu do Norte, vizinha de Ruanda e Uganda, a região de Goma é uma área de intensa atividade vulcânica, com seis vulcões, entre eles o Nyiragongo e o Nyamuragira, que atingem respectivamente as altitudes de 3.470 metros e 3.058 metros.


www.lemonde.fr

Sem comentários:

Enviar um comentário