Está a decorrer esta quarta-feira uma megaoperação de combate ao phishing (esquemas de fraude eletrónica), dirigida pela Unidade de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária (PJ), com mais de 30 buscas domiciliárias, sobretudo na grande Lisboa.

Segundo avança a TVI, há mais de 100 inspetores da PJ envolvidos nesta operação, que visa combater a intrusão por via informática em contas bancárias através de esquemas de obtenção de dados pessoais e palavras-passe.

Foram detidas cerca de dez pessoas, acusadas de burla informática e acesso ilegítimo, e apreendidos dezenas de computadores usados para estes esquemas.

Estes piratas informáticos podem ter lesado centenas de vítimas em Portugal, com o furto de centenas de milhares de euros retirados de contas bancárias ou através de gastos com cartões de crédito.

Fonte ligada à investigação confirma à TSF que estão a decorrer as buscas e foram feitas detenções, mas não adianta mais detalhes.

A pandemia de Covid-19 fez disparar as denúncias de cibercriminalidade em Portugal, com um crescimento de crimes como a burla informática, que teve um aumento bastante significativo no último ano.