domingo, 28 de fevereiro de 2021

O filme da luta de boxe que foi proibida em todo o mundo por causa da segregação


 

No início do século 20, a luta de boxe era ainda mais incivilizada do que agora. Enquanto as lutas entre lutadores negros contra brancos atraíam multidões, as lutas pelo título dos pesos pesados eram segregadas. 

Havia o "Campeão Mundial de Pesos Pesados", que era branco por padrão, e um "Campeão Mundial de Pesos Pesados Negro" separado. Jack Johnson trabalhou durante anos para ter a chance de lutar contra o campeão dos pesos pesados Tommy Burns, e o derrotou em 1908, mas a polícia subiu no ringue para acabar com a luta antes que Jack nocauteasse Tommy.


O filme sobre boxe que foi banido em todo o mundo por causa da segregação

A luta ocorreu em Sydney, Austrália, na frente de 20.000 espectadores, em sua maioria brancos, e foi filmada por câmeras de cinema. Poucos dias depois as salas de cinema se abarrotavam de gente para ver a vitória sem esforço de Jack.

A derrota de Tommy interrompeu a narrativa da superioridade branca, e no momento da vitória de Jack começou uma busca desenfreada por um boxeador branco. 

Foi quando desaposentaram o ex-campeão Jim Jeffries para reaver o título.

A luta deles, conhecida como a "Batalha do Século", aconteceu em Reno, no estado americano de Nevada, em 4 de julho de 1910, na frente de 20.000 espectadores na maioria brancos e nove câmeras de cinema. 

Em todo o país, muitos milhares mais ouviam os boletins de rádio ao vivo de cada round.

Johnson venceu Jeffries facilmente e, como resultado, a violência estourou em todo o país, e afro-americanos que comemoravam a vitória de Jack eram atacados e alguns foram mortos.

O filme da luta foi banido e, portanto, tornou-se o filme que todos queriam ver anos depois. Este vídeo fantástico da Vox conta toda a história. Ele tem legendas em inglês, então basta habilitá-las e usar o tradutor do player do Youtube.






VÍDEO


www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário