sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

ISTO É O CAPITALISMO

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas e texto que diz "CORONAVÍRUS Guterres: dez países administraram 75% das vacinas e 130 não receberam uma única dose o secretário-gera da ONU alerta que o vírus agravou as desigualdadese tem infiltrado noutros campos além da saúde. A distribuição das vacinas, diz, tem sido feita de forma injusta. ISTO É o CAPITALISMO LIBERTAÇÃO DAS PATENTES JÁ Partilha QPCP"
💉💰 As dificuldades evidentes no curso do processo de vacinação resultam da opção de fundo que foi tomada, por uma estratégia assente exclusivamente em parcerias público-privado (PPP), celebradas entre a Comissão Europeia e seis multinacionais farmacêuticas: BioNTech-Pfizer, Moderna, AstraZeneca, Johnson and Johnson, Sanofi-GSK e CureVac.
A UE financiou, com recursos públicos, a produção de vacinas. Financiou a fase de investigação e desenvolvimento; financiou seguros de risco; comprou antecipadamente vacinas. Porém, abdicou de quaisquer direitos de propriedade sobre a invenção que financiou. O ritmo de produção das vacinas é, assim, determinado pela capacidade produtiva das farmacêuticas e pela gestão que as mesmas fazem do processo, em função dos seus interesses comerciais, inclusive na resposta aos vários pedidos de aquisição. Os milionários lucros que as multinacionais farmacêuticas têm vindo a anunciar têm como contrapartida o avanço mais lento na vacinação.
👉 Declaração de João Ferreira: www.pcp.pt/node/308520
🎥 Vídeo explicativo «Vacinas: proteger a vida ou o lucro?»: www.pcp.pt/node/308452

Sem comentários:

Enviar um comentário