segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

6 NOTAS SOBRE GOVERNAR A FREGUESIA - BOM SENSO, ESTRADAS, CAMINHOS E ORÇAMENTOS

 6 NOTAS SOBRE GOVERNAR A FREGUESIA - BOM SENSO, ESTRADAS, CAMINHOS E ORÇAMENTOS

1. É bom aparecerem mais pessoas interessadas e envolvidas em assuntos de interesse para a Freguesia (e para Portugal). Mais cabeças e mais braços aumentam a hipótese de melhorar a política, esse conceito originário do grego politiké, “a arte de governar a cidade” (polis).
2. Que o façam com bom senso, verdade, respeito e conhecimento. São 3 princípios básicos para que o envolvimento das pessoas possa dar frutos em lugar de se afundar num lamaçal que até os bons pode levar.
3. Sobre o conhecimento das matérias da Freguesia é essencial saber quem é responsável, quem tem poder e quem tem meios, para que se possam resolver problemas e planear o futuro.
4. As estradas e caminhos são da responsabilidade da Câmara Municipal. Por vezes a Junta de Freguesia dá ajuda para resolver pequenos problemas mas para obras médias/grandes ou urgentes só mesmo a Câmara ou as duas entidades que têm serviços de emergência a funcionar 24 horas para assuntos locais, os Bombeiros Sapadores de Faro e a Fagar - 2 entidades municipais.
5. Nas estradas e caminhos, a Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe apenas tem delegadas pela Câmara as competências da limpeza das bermas (que temos vindo fazer e a aumentar a frequência) e pavimentação de caminhos (que temos vindo a fazer gradualmente).
6. É neste contexto que a Câmara Municipal de Faro tem um orçamento de 50 milhões de euros e a Junta de Freguesia tem 320.000 euros (quem 2022 será reduzido para 200.000 euros).



Sem comentários:

Enviar um comentário