sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Principais festivais do Nepal em 2020-2021

 

Principais festivais do Nepal em 2020-2021

Os festivais no Nepal são tão numerosos quanto os dias do ano. Abençoado por ser um dos países mais diversos do mundo, quase todos os dias o Nepal e o nepalês participam de alguns tipos de festivais e celebrações.

23 a 27 de outubro de 2020, Dashain 

Dashain

Uma criança após receber bênçãos dos anciãos no dia Tika de Dashain. Imagem cortesia de Subir Thapa (Facebook)

Dashain é o festival mais importante para os nepaleses. É uma celebração do bem prevalecendo sobre o mal. A maioria das famílias oferece cabras, patos, galinhas, ovos e cocos para a deusa Durga. As pessoas voltam para suas aldeias natais e passam o festival de quinze dias com suas famílias. Grandes balanços são feitos para as crianças e, a partir do décimo dia, os familiares recebem Tika (arroz, vermelhão vermelho e iogurte) na testa dos mais velhos.

13 a 17 de novembro de 2020, Tihar

Garotas cantando e dançando no Deusi em Tihar.  Imagem cortesia de Bhas Na Veen (Facebook)

Garotas cantando e dançando no Deusi em Tihar. Imagem cortesia de Bhas Na Veen (Facebook)

Tihar é o segundo festival mais importante do Nepal, depois de Dashain. Em cada um dos três dias, uma divindade diferente é adorada: no primeiro dia, o corvo, o mensageiro de Yama (o portador da morte); no segundo, cães, que se acredita serem os guardiães de Yama; e no terceiro, a deusa Lakshmi é adorada, a portadora da riqueza. Lakshmi é adorado iluminando casas com lâmpadas a óleo, velas e luzes coloridas.

20 de novembro de 2020, Chhath

Devotos oferecendo orações ao Sol no Festival de Chhat.

Devotos oferecendo orações ao Sol no Festival de Chhath.

Chhath é o festival mais importante observado na região de Terai e cai no sétimo dia após Tihar. Os devotos jejuam e fazem oferendas ao sol reunindo-se nas margens dos rios. A   região de Terai é o melhor lugar para observar este festival ou o tanque Rani Pokhari no centro de Kathmandu.

14 de março de 2021, Lhosar

Yonzon-Sushant

Lhosar é celebrado por grupos étnicos nepaleses que traçam sua história até o Tibete, nomeadamente os povos Gurung, Tamang e Sherpa. Lhosar é o primeiro dia do ano novo e cada comunidade celebra o festival de forma diferente. Os trajes tradicionais são usados ​​por jovens e idosos, e as festas são realizadas em cidades e regiões mais remotas.

16 de fevereiro de 2021, Basanta Panchami

Os devotos adoram a deusa Saraswati, a deusa do conhecimento e criadora das artes, educação e música. Basanta Panchami também marca o fim do inverno e o início da primavera.

11 de março de 2021, Maha Shivaratri

Shiva Ratri

'Shivaratri' significa a 'noite do Senhor Shiva'. Hindus devotos tomam banho no início da manhã e jejuam neste dia,  depois visitam os templos de Shiva . O melhor lugar para testemunhar o festival é no templo Pashupatinath de Kathmandu, onde milhares de Sadhus (homens sagrados hindus) fumam maconha e haxixe, considerados queridos pelo Senhor Shiva. As pessoas também bebem Bhang, uma bebida feita com a mistura de nozes, especiarias, ervas e extratos de maconha no leite.

28 de março de 2021, Holi

Holi Nepal

Holi; O Festival das Cores

Holi é um festival muito colorido e divertido. É comemorado no Terai em um dia, e em Kathmandu e nas regiões montanhosas no dia seguinte. As pessoas espalham pós coloridos em seus amigos, parentes e membros da família e jogam água e balões coloridos. É importante não levar objetos de valor com você neste dia, a menos que estejam selados em um saco plástico!

11 de abril de 2021, Ghode Jatra

Ghode Jatra Nepal

Godhe Jatra. Imagem cortesia de StreetNepal

Ghode Jatra é importante no Vale de Kathmandu e é comemorado por repelir o demoníaco Gurumapa. Diz-se que a alma do demônio ainda vive no subsolo em Tundikhel. Para evitar que ele se levante novamente, uma corrida de cavalos é organizada neste dia pelo Exército do Nepal.

14 de abril de 2021, ano novo nepalês (Bisket Jatra)

Bisket Jatra Bhaktapur

Bisket Jatra em Bhaktapur

Este é um feriado importante no Nepal. Um lugar particularmente animado para passar o dia é  Bhaktapur , onde o festival Bisket Jatra acontece. Uma enorme carruagem carregando o deus Bhairab é puxada pelas ruas, terminando com uma batalha de carruagem em Khalna Tole de Bhaktapur.

Neste dia, as crianças (incluindo os filhos adultos!) Oferecem doces, frutas e presentes para suas mães para mostrar seu respeito e gratidão. Aqueles cujas mães faleceram visitam Mata Tirtha, no oeste de Katmandu, tomam um banho sagrado e fazem oferendas em memória de sua mãe.

26 de maio de 2021, Buddha Jayanti 

Devotos budistas celebrando Buda Jayanti em Boudhanath.

Devotos budistas celebrando Buda Jayanti em Boudhanath.

O aniversário de Buda cai no primeiro dia completo do primeiro mês do calendário lunar hindu e é celebrado tanto pelos hindus quanto pelos budistas. É observada em santuários e mosteiros budistas em todo o Nepal, mas uma cerimônia particularmente grandiosa é realizada no local de nascimento de Buda em Lumbini, no Terai. Em Katmandu, o enclave tibetano de  Boudhanath  é um lugar particularmente bom para assistir às festividades.

Maio-junho de 2021, Rato Machchhendranath

Rato Machindranath

A carruagem de Rato Machindranath

Este é o maior e mais longo festival do Nepal, realizado em Patan. Uma grande carruagem é construída na Estrada Pulchowk ao longo de várias semanas e, finalmente, o deus Machchhendranath é colocado lá dentro. Três dias depois, a carruagem começa sua procissão por toda Patan e mais ampla Lalitpur, em direção a Bungamati. Machchhendranath é o deus Newar da chuva, e o festival inaugura a monção.

13 de agosto de 2021, Naag Panchami

Naag Panchami cai no meio da monção. É um festival hindu que adora o deus serpente, Naag. Fotos de Naag são colocadas nas portas e leite é oferecido a ele. Acredita-se que a adoração a Naag protege contra picadas de cobra. Este festival marca o respeito às serpentes como guardiãs da água e garante chuvas regulares no  Vale de Kathmandu .

03 de agosto de 2020, Janai Purnima 

Imagem cortesia de Prateek Gurung

Imagem cortesia de Prateek Gurung

Janai Purnima é o Sacred Thread Festival. Nesse dia, os homens hindus, especialmente os brâmanes e os chettris, realizam sua mudança anual de Janai e todos os que celebram esse festival colocam um cordão sagrado em seus pulsos. Gosaikunda, o lago sagrado em grande altitude, testemunha a grande celebração deste dia.

23 de agosto de 2021, Gai Jatra 

Gaijatra.Still095

O nome do festival é Gai Jatra (que significa literalmente o festival das vacas) e hoje é uma fusão de três tradições que surgiram em três épocas distintas. A primeira e mais antiga tradição incorpora um culto e uma adoração ao antigo deus da morte - Yamaraj. Assim, a festa marca a aceitação e celebração da morte de uma forma positiva, como parte inevitável da vida. Cada família que perdeu um membro, no ano anterior, deve conduzir uma vaca cuidadosamente decorada pela cidade. Na ausência de uma vaca, um menino vestido de vaca (o mais velho para um membro perdido do sexo masculino e o mais jovem para uma mulher) pode assumir o papel com sucesso.

30 de agosto de 2021, Krishna Janmastami

Krishna Asthami

Krishna Janmastami marca o nascimento de Krishna. Considerado a oitava encarnação do Senhor Vishnu, Krishna é o personagem mais importante do épico hindu, o Mahabharat. Neste dia, os devotos hindus visitam os templos de Krishna. Em particular, milhares de devotos se reúnem na pedra Krishna Mandir na   Praça Patan Durbar.

09 de setembro de 2021, Teej 

TEEJ-Nepal

Teej é um festival celebrado pelas mulheres nepalesas, pela longa vida de seu marido e por um relacionamento longo e firme entre eles até a morte nesta vida e em todas as vidas que virão. Teej é observada pela felicidade conjugal, o bem-estar do cônjuge e dos filhos e a purificação do próprio corpo e alma. Teej é o festival mais famoso entre as mulheres nepalesas.

11 de setembro de 2021, Rishi Panchami 

Rishi panchami

Rishi Panchami é um festival celebrado imediatamente após Teej Puja. Mulheres hindus atribuem importância indevida a este festival de Rishi Panchami porque acreditam que, observando Rishi
Panchmi jejum e prestando homenagem a Rishis (santos) neste dia do festival, elas serão abençoadas e perdoadas por todos os seus pecados aos quais estão vinculadas cometer durante seu ciclo menstrual, não seguindo as restrições impostas por sua religião.

Nota:
Hartalika Teej e Rishi Panchami são observados apenas por mulheres. Ghode Jatra, Gai Jatra e Indra Jatra são observados apenas no vale de Katmandu. Algumas datas dos festivais estão sujeitas a alterações. Nesses casos, estaremos atualizando as datas do festival.


www.insidehimalayas.com

Sem comentários:

Enviar um comentário