segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

ESCULTURAS EXPOSTAS NO PARQUE VIGELAND DE OSLO

 www.lifeinnorway.net 


Caminhando no Parque Vigeland de Oslo


Uma escultura no Parque Vigeland, Oslo

O parque de esculturas está situado no Parque Frogner, o maior espaço verde no centro da cidade de Oslo, repleto de moradores locais passeando com cães e jogando frisbee.

Vigeland Park ao longo das estações

Tive o prazer de visitar o parque em todas as épocas do ano. Para puro prazer, o verão é o melhor, pois as temperaturas mais altas e a falta de chuvas tornam uma estadia mais longa mais agradável. Dito isto, o tempo em Oslo nunca pode ser garantido!

Muitas das esculturas apresentam crianças

Mas vale a pena visitar o parque no outono ou inverno. As cores outonais são impressionantes, mas muito curtas, enquanto o inverno adiciona uma atmosfera misteriosa e faz você apreciar a obra de arte de uma maneira completamente diferente. O parque está sempre aberto, então, se você estiver visitando Oslo no inverno , não há motivo para não planejar uma viagem ao parque.

Monólito do Parque Vigeland

A peça central do parque é o famoso monólito, feito de uma única peça de granito. A construção do monumento de 14 metros de altura começou em 1924, quando Gustav Vigeland o modelou em argila em seu estúdio em Frogner, mas a escultura real levou três pedreiros 14 anos para ser concluída.

O Monólito no Parque Vigeland em Oslo, Noruega

Os turistas costumam se aglomerar no monólito, que pode ser visto de qualquer lugar do parque. Situa-se no topo de algumas escadas, que também abrigam muitas outras estátuas de granito, todas em forma humana.


O monólito do Parque Vigeland de Oslo

Outras esculturas populares

Mas há muito mais para ver do que apenas o monólito! O parque está repleto de uma grande variedade de esculturas, algumas cómicas, outras mais pensativas. Um jornal britânico apelidou a coleção de “as estátuas mais estranhas do mundo”! Não vai demorar muito para você encontrar um favorito.

Escultura no Parque Vigeland em Frogner

Alguns críticos de arte consideram o trabalho de Vigeland uma expressão de simpatia fascista. Eu não posso dizer que eu mesmo vejo. É difícil concordar em um dia de verão com a fonte fluindo e os moradores se misturando alegremente com turistas de todos os cantos do mundo.

Segundo um biógrafo, um dos objetivos de Vigeland era representar o que as pessoas têm em comum , independentemente de raça e cultura. O que devemos ver são humanos atemporais, nus de corpo e mente.

Fonte no Parque Frogner, Oslo

Outro dos pontos turísticos memoráveis ​​do parque é a fonte, cercada por 20 estátuas menores. A escultura foi originalmente planeada para o edifício do parlamento da Noruega , com um modelo de gesso que foi exibido já em 1906.

O bebê irritado de Oslo, Noruega

O chamado “bebê zangado” é talvez a obra mais famosa do parque, depois do monólito. Sua mão esquerda está gasta porque parece que a lenda diz que você terá boa sorte esfregando-a. Isso, ou provavelmente pegar alguns germes ...

Pássaro na estátua

Os espaços verdes abertos do Parque Frogner, o maior playground de uma cidade de Oslo, estão repletos de moradores locais passeando com cães, fazendo churrasco de pølser (cachorros-quentes) e jogando Frisbee. O Museu da Cidade está situado no canto sul do parque e vale a pena dar uma olhada devido à fabulosa atmosfera do século 18 na Mansão Frogner.

Apresentam portões no Parque Vigeland em Oslo, Noruega

Para chegar ao Vigeland Sculpture Park, você pode pegar o T-Bane para Majorstuen e fazer uma caminhada de 10 minutos por Kirkeveien, ou pegar o bonde até a parada Vigelandsparken. Como alternativa, você pode caminhar até o parque em cerca de 30 minutos do Palácio Real, passando pelo bairro arborizado de Frogner .


Foto do parque de esculturas em Oslo, Noruega

Sem comentários:

Enviar um comentário