sexta-feira, 23 de outubro de 2020

O homem que percorreu o mundo desmantelando a pseudociência e fenómenos paranormais (vídeos)


 

ATENÇÃO ! ALGUNS VÍDEOS PODEM SER TRADUZIDOS PARA PORTUGUÊS. NO CANTO INFERIOR DIREITO HÁ QUE ATIVAR AS ÇLEGENDAS E DEPOIS NA RODINHA DENTADA PROCURAR TRADUZIR AUTOMÁTICAMENTE E PROCURAR O IDIOMA EM PORTUGUÊS


Teve um tempo em que um homem lutou contra os "mutantes" no planeta. Um tipo que demonstrou ao mundo que não existem os X-Men fora da Marvel, que o mundo está cheio de charlatães, e, estava tão convencido disso, que ofereceu um milhão de dólares a quem pudesse demonstrar seus poderes paranormais. Quem tentou reclamar o valor acabou passando vergonha e acabou se perfilando no grande grupo que odiava o homem. Esta foi a grande obra de James Randi.


O mágico e escapista antes do cético

O homem que percorreu o mundo desmantelando a pseudociência e fenômenos paranormais

Randi nasceu em 1928 em Toronto. Filho de Marie Alice e George Randall Zwinge, soube que sua vida esta ligada a magia depois da uma atuação de Harry Blackstone. Aos 14 anos sofreu um grave acidente de bicicleta que lhe manteve na cama 13 meses. Durante esse tempo, o jovem Randi devorou centenas de livros de magia e esconjuros.

Com 17 anos, matava aulas para apresentar-se em concursos de ilusionismo, e com 20 anos deixou os estudos e começou sua carreira como mentalista em diferentes clubes noturnos locais. Ademais, ofereceram-lhe um espaço para falar de magia em um pequeno jornal de Montreal.

Pouco depois, começou a escrever uma coluna de astrologia no tabloide canadense Midnight. Nessa época Randi não era Randi, senão "Zo-ran". Depois trabalhou no Reino Unido e mais tarde foi para as Filipinas e Japão, espaços onde participou em vários shows de clubes noturnos.


vídeo

No início da década de 50 já era conhecido como ilusionista e escapista sob o título de Amazing Randi. De fato, em fevereiro de 1956 fez história ao permanecer 104 minutos em um ataúde metálico selado submerso em uma piscina de hotel -ver vídeo acima-. Aquele truque rompeu o anterior recorde do próprio Houdini (93 minutos). De 1959 a 1967 apareceu regularmente na televisão no programa ao vivo para crianças, Wonderama.

O homem que percorreu o mundo desmantelando a pseudociência e fenômenos paranormais

A partir de então, mais ou menos no início dos anos 70, começou uma nova etapa marcada pelo ceticismo. Ninguém como James Randi para desmascarar os enganos e a fraude por trás dos charlatães que tentam ganhar dinheiro com a ignorância das pessoas.

O homem que percorreu o mundo desmantelando a pseudociência e fenômenos paranormais

Desde então apareceu em centenas de programas e publicou vários livros com os quais tentou combater as pseudociências e as afirmações paranormais. Deixamos na sequência as melhores atuações de um homem que afirmava que o Mágico de Oz é mais crível e divertido que a Bíblia.


vídeo

Randi contra Uri Geller

O primeiro grande confronto de Randi ocorreu com o famoso ilusionista israelense, Uri Geller. Randi desafiou publicamente a Geller acusando-o de não ser mais que um charlatão que usava truques conhecidos entre os mágicos para que parecessem com poderes paranormais.

Em 1973, Geller foi convidado ao programa de Johnny Carson onde, assessorados por Randi, não permitiram que usasse suas próprias colheres. Ao vivo, Geller disse que se sentia pressionado e sem poderes.

vídeo

Randi contra Magneto

Um clássico. Neste caso para desacreditar o homem que se apresentava ante o grande público com "poderes magnéticos". Ao fim o homem não só acabou "desmagnetizado", também aprendeu o que são os poderes dos pós de "tal-kom", ou algo assim.


vídeo

James Randi contra Peter Popoff

Em 1980, as televisões americanas transmitiam o programa de Peter Popoff, um televangelista e curandeiro que assegurava curar sanar todo tipo de doenças, desde câncer até a possibilidade de que um paralítico voltasse a caminhar.

O homem criou um império e ganhou milhares de seguidores que viam em Popoff a reencarnação de um deus. Randi desmascarou o personagem depois de ir a um de seus programas ao vivo (tinha um fone de ouvido que lhe contava a história pessoal do público). Pouco depois, Popoff declarou falência.


vídeo

James Randi e o homem que movia objetos

James Hydrick se autoproclamava médium e afirmava ser capaz de realizar atos de telecinese. Entre outras coisas, o homem dizia mover lápis e virava páginas de livros com a mente. Suas atuações lhe renderam um grande número de admiradores e ganhou muito dinheiro entre os mais jovens.

Randi demonstrou que Hydrick não era um mutante. Como vemos no vídeo, o truque do homem consistia em soprar as páginas e um lápis. O ilusionista e cético acrescentou pequenas peças de polietileno para averiguar se soprava. Repentinamente, Hydrick já não podia.

Após uma hora e meia onde Hydrick olha fixamente às páginas (o programa foi editado para se ajustar a programação), se demonstrou uma fraude. Segundo Randi, por tentar um simples truque de magia como magia genuína.

Hydrick confessou posteriormente sua fraude a um jornalista e admitiu que tinha desenvolvido seu único talento enquanto esteve na prisão anos atrás, e não de um mestre chinês, como disse originalmente.


vídeo

Randi contra a grafologia

Como expôs o ilusionista, existia um grande número de empresas européias que utilizavam a grafologia -a capacidade de determinar as características de uma pessoa por sua caligrafia- para ajudar em seu processo de contratação. No vídeo, ele põe a prova a um grafólogo profissional para determinar se realmente tem a capacidade de reconhecer certas particularidades, ou se seus resultados são determinados por pura casualidade.

Por verdade, não devemos confundir os especialistas em documentos forenses e peritos de disciplinas científicas, com este ramo da parapsicologia.


vídeo

Randi contra a astrologia

Outro clássico. Neste caso de forma acadêmica, já que Randi oferece aos alunos da universidade uma aula magistral para explicar e provar como a astrologia só diz o que a pessoa quer ouvir.


vídeo

Com efeito, ninguém melhor que ele, que trabalhou como astrólogo inventando a cada semana o que diziam as estrelas. O segundo vídeo (acima) é um bônus sobre astrologia onde podemos ver o doutor House e Stephen Fry.


vídeo

Randi e o poder dos cristais

Maravilhoso vídeo para jogar por terra a impostura que vendia um milagroso poder dos cristais capazes de curar, melhorar a memória e inclusive carregar qualquer um de energia.


vídeo

Randi contra a homeopatia

Terminamos com este vídeo onde ele fala sobre a bobagem que é a homeopatia e critica duramente os impostores, verdadeiros, criminosos, que vendem balinha de açúcar com base na boa fé das pessoas que "precisam" de consolo, que precisam acreditar.

Randi fundou a Fundação Educacional James Randi, dedicada a educar e conscientizar sobre os perigos de aceitar alegações sem fundamento em evidências. Foi quando decidiu criar o "Desafio Sobrenatural de um milhão de dólares", que oferecia o prêmio àqueles que demonstrassem evidências que comprovassem quaisquer atividades paranormais, forças ocultas ou sobrenaturais, ou "woo-woo", como ele dizia. Até hoje, o prêmio não foi dado a ninguém.

Nesta cruzada Randi colecionou muitos inimigos e detratores que apóiam teorias sem pé nem cabeça. Nos últimos anos, não restou coisa melhor a essa gente que insultá-lo por sua homossexualidade.

O homem que percorreu o mundo desmantelando a pseudociência e fenômenos paranormais

Ele faleceu antes de ontem, 20/10, aos 92 anos, devido a problemas de saúde relacionados à idade avançada. O fato só foi anunciado ontem, 21/10, através de uma nota da sua Fundação. Em tempos de praga, pós-verdade e conspiranoias, a falta de Randi faz com que o mundo pareça bem mais anormal e obscuro.


www.mdig.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário