sábado, 10 de outubro de 2020

Greve dos ferroviários da África Ocidental Francesa: 1947-48


Greve dos ferroviários da África Ocidental Francesa: 1947-48

Em 1947, trabalhadores ferroviários na África Ocidental Francesa (Senegal, Benin, Costa do Marfim e Guiné) fizeram greve em toda a região em protesto contra um regime de benefícios discriminatórios.

Trabalhadores ferroviários franceses da África Ocidental fazem greve por maiores benefícios, 1947-1948

Metas:

Estabelecer uma data efetiva para que os auxiliares (trabalhadores virtualmente temporários com direitos limitados) sejam admitidos em quadros (níveis hierárquicos nos quais o pessoal permanente da empresa foi colocado).
Para definir o nível que um funcionário deve atingir em um teste para obter uma promoção

Para melhorar as condições para licenças

Para dar moradia a todos os funcionários

Para dar o benefício da zona de indenização (suplemento aos salários destinados a compensar diferenças geográficas no custo de vida) a todos os funcionários elegíveis

Em 1946, uma greve geral em Dacar (com exceção dos ferroviários) garantiu aumentos salariais, abonos de família para funcionários públicos, o reconhecimento dos sindicatos, a expansão da hierarquia salarial e bônus por antiguidade. Em 1947, 164 casos de conflitos coletivos foram denunciados à Inspection du Travail; a maioria lidou com disputas salariais e foi resolvida sem incidentes. Naquele ano, 133 sindicatos do setor público e 51 do privado foram reconhecidos. A Fédération Syndicale des Cheminots (Sindicato dos Ferroviários) era um desses sindicatos autônomos e reconhecidos.

Em 1947, várias mudanças importantes levaram os membros desse sindicato a liderar uma greve memorável. As ferrovias faziam parte da Direction des Travaux Publics, mas em julho de 1946 foram transferidas para a Régie des Chemis de Fer de l'Afrique Occidentale Français (AOS), um grupo paraestatal. 

Isso significava que eles não podiam mais se beneficiar do status de funcionários públicos - eles não podiam reivindicar os direitos conquistados com a greve geral de 1946. 

O quadro de pessoal da Régie também era hierarquizado, as camadas ou quadros inferiores eram preenchidos principalmente por africanos e, por isso, os africanos recebiam menos benefícios. 

Além disso, a maioria dos ferroviários africanos, que constituíam a maioria dos ferroviários, faziam parte da seção auxiliar da hierarquia, que não receberam moradia e nenhuma indenização (complemento de salários destinado a compensar diferenças geográficas no custo de vida). 

Além disso, eram geralmente tratados como trabalhadores temporários. Além disso, a piora das condições econômicas afetou os salários dos ferroviários, uma vez que seus salários eram um fator no custo das mercadorias importadas e exportadas. 

Em maio de 1947, a coalizão governante na França mudou; a coalizão de centro-esquerda estava mais aberta a submeter os trabalhadores a mais comandos e, assim, os ferroviários franceses entraram em uma greve amarga. Em maio de 1947, a coalizão governante na França mudou; a coalizão de centro-esquerda estava mais aberta a submeter os trabalhadores a mais comandos e, assim, os ferroviários franceses entraram em uma greve amarga. 

Em maio de 1947, a coalizão governante na França mudou; a coalizão de centro-esquerda estava mais aberta a submeter os trabalhadores a mais comandos e, assim, os ferroviários franceses entraram em uma greve amarga.

No final do verão, Ibrahima Sarr, secretário federal da União Ferroviária, mobilizou forças para uma greve. As questões específicas que a greve abordou foram: a data efetiva em que os auxiliares (trabalhadores virtualmente temporários com direitos limitados) seriam admitidos em quadros (níveis hierárquicos em que o pessoal permanente de uma empresa era colocado), o nível que um funcionário deveria atingir um teste para obter uma promoção, as condições para licenças, a acomodação dos funcionários e se a zona de indenização seria uniforme ou definida por categoria. A greve foi marcada para começar em 10 de outubro de 1947; incluiria a Costa do Marfim, Guiné e Daomé (o atual Benin).

Sarr foi se encontrar com os dirigentes sindicais de diferentes áreas e todos esses dirigentes concordaram em aderir por unanimidade. Retornando de Soudan, Sarr foi recebido com dança e percussão por uma assembléia de 7.000 apoiadores na cidade de Thiès, Senegal. A maior parte da comunidade africana no AOS apoiou os trabalhadores ferroviários. O político e futuro primeiro presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor, apoiou a campanha de forma privada.

Em 10 de outubro, a greve começou em todos os ramais da ferrovia na África Ocidental Francesa e nos cais em Daomé e na Costa do Marfim. Mais de 17.000 ferroviários e 2.000 trabalhadores nos cais se recusaram a trabalhar. O momento da greve foi crucial. Em 1946, a França implementou uma “iniciativa de desenvolvimento”, mas a greve ferroviária prejudicou os objetivos econômicos da iniciativa.

Acreditando que a greve acabaria por conta própria devido à pressão econômica, o governo e os políticos demoraram três meses para responder. A duração da greve se explica pelo fato dos trabalhadores estarem integrados e receberem apoio de suas comunidades. Comerciantes, fazendeiros e marabus de nível inferior (homens religiosos na tradição islâmica da África Ocidental) forneciam dinheiro e comida. 

O jornal L'AOF divulgou uma campanha de arrecadação para beneficiar os ferroviários, recebendo 134.615 francos em novembro e 454.555 francos em dezembro. As mulheres da comunidade também sustentavam economicamente a família durante o período de greve. Além disso, as mulheres escreveram canções a favor da greve e dos fura-greves - a comunidade tornaria impossível para os fura-greves viver em harmonia.

Em meados de novembro, Sarr foi levado ao tribunal por quebrar um decreto que exigia arbitragem compulsória (em vez de uma greve). A pena de 20 dias de prisão e uma multa de 1.200 francos foram posteriormente suspensas. Em dezembro, a Régie propôs pequenas concessões às reivindicações do sindicato, mas o sindicato as recusou. 

As autoridades relutaram em intensificar o confronto por causa das iniciativas do estado no pós-guerra para impedir o trabalho forçado e incorporar os sindicatos em um sistema de relações industriais. A Régie recusou-se a apreender trabalhadores ou a expulsá-los de suas moradias. 

O último recurso da Régie foi contratar novos trabalhadores e apelar para os grevistas, mas também não funcionou. Apenas menos de um quarto de seus empregos exigidos estavam sendo cumpridos em janeiro de 1948. Se houvesse qualquer indício de hesitação, Sarr sairia em turnê para afirmar a missão do sindicato. Logo, os trabalhadores se sentiram como se tivessem um pacto pessoal com o dirigente sindical e que seria uma desonra voltar ao trabalho antes de se chegar a um acordo. 

O sindicato ferroviário da Costa do Marfim foi o único grupo a desertar. Voltou a funcionar nos termos da arbitragem com a Régie. Os termos seriam problemáticos para os trabalhadores auxiliares, uma vez que muitos não foram recontratados e os que o foram só seriam admitidos nos quadros de acordo com as suas qualificações. Esse resultado fez com que os demais sindicatos resistissem. 

Os termos seriam problemáticos para os trabalhadores auxiliares, uma vez que muitos não foram recontratados e os que o foram só seriam admitidos nos quadros de acordo com as suas qualificações. Esse resultado fez com que os demais sindicatos resistissem. 

Os termos seriam problemáticos para os trabalhadores auxiliares, uma vez que muitos não foram recontratados e os que o foram só seriam admitidos nos quadros de acordo com as suas qualificações. Esse resultado fez com que os demais sindicatos resistissem.

Um alto comissário recém-chegado foi nomeado para intervir. Em 26 de fevereiro de 1948, o Alto Comissário fez várias propostas ao sindicato. Essas propostas eram um compromisso entre a posição da Régie e a posição do sindicato, mas favoreciam consideravelmente o sindicato. 

O Alto Comissário também garantiu que não haveria punição pela greve, que todo o pessoal seria levado para os quadros e que a maioria dos auxiliares também seria aceita. O sindicato acatou as propostas e no dia 19 de março os trabalhadores voltaram ao trabalho. A greve terminou com uma longa marcha comemorativa até Thiès, seguida de reuniões e danças.

Influências:

Influenciado pela Greve Geral de 1946 da África Ocidental Francesa (Ver "Greve Geral dos Trabalhadores Senegaleses por Aumento de Salários, 1945-1946") (1).

Fontes:

Cooper, Frederick. “'Nossa Greve': Igualdade, política anticolonial e a greve ferroviária de 1947-1948 na África Ocidental Francesa.” O leitor de descolonização. Ed. James D. Le Suer. Nova York: Routledge, 2003.
Pfeffermann, Guy. "Sindicatos e Política na África Ocidental Francesa durante a Quarta República." African Affairs, vol.66 no.264, julho de 1967. pp213-230.

Notas Adicionais:

Editado por Max Rennebohm (05/06/2011)

Nome do pesquisador e data dd / mm / aaaa:
Aurora Muñoz, 11/12/2009

Publicado no banco de dados Global Nonviolent Action

AnexoTamanho
Global Nonviolent Action Database - Trabalhadores ferroviários da África Ocidental francesa fazem greve por maiores benefícios, 1947-1948 - 2015-02-02.pdf

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