quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Kai Tak, o antigo aeroporto localizado no meio da densidade urbana de Hong Kong



A antiga Hong Kong de meados do século XX era famosa por sua densidade populacional e as rústicas, mas a sua vez intrincadas e complexas construções, que abrigava. Como por exemplo a fortaleza de Kowloon, uma cidadela murada que, apesar de sua modesta área de 2,6 hectares, era o lar de dezenas de milhares de pessoas e a região mais densamente povoada do mundo até sua demolição em 1993. Não obstante, e conquanto talvez não tão famoso ou internacionalmente reconhecido como a cidadela, em Hong Kong também existiu o aeroporto internacional de Kai Tak.

Kai Tak, o antigo aeroporto localizado no meio da densidade urbana de Hong Kong
Este aeroporto era um espanto não só por sua densidade, senão ademais por que o mesmo estava completamente rodeado por uma cidade e os aviões deviam pousar entre os edifícios.

aeroporto internacional de Kai Tak, cujo código era HKG, foi construído em 1925 quando Hong Kong era uma colónia britânica e um território relativamente pobre com um modesto desenvolvimento urbano. Assim mesmo, as características geográficas da região na qual o governo colonial requeria um aeroporto para uso militar e de carga, isto é, no leste da baía de Kowloon, não eram as melhores, e o aeroporto foi construído em uma área que se encontrava rodeada por montanhas ao nordeste e águas da baía ao sudoeste.
Kai Tak, o antigo aeroporto localizado no meio da densidade urbana de Hong Kong
Kai Tak teve um papel fundamental durante grande parte da história moderna da Ásia, já que o mesmo foi utilizado como uma base militar pelas forças britânicas e, por sua vez, durante a Segunda Guerra Mundial foi capturado pelas forças imperiais japonesas que expandiram as pistas do aeroporto demolindo as paredes da cidadela de Kowloon para obter materiais.
Kai Tak, o antigo aeroporto localizado no meio da densidade urbana de Hong Kong
A famosa pista rodeada por água de Kai Tak recém-construída.

Quando o aeroporto foi construído, Hong Kong e em especial a baía de Kowloon distavam muito de ser as regiões pujantes e desenvolvidas em que se converteriam com a passagem dos anos; e certamente os aviões também distavam astronómicamente tanto em tamanho como no peso dos grandes aviões de passageiros e carga que começaram a chegar ali em meados do século XX.

Razão pela qual conquanto a decisão de construir o aeroporto nessa região foi coerente em 1925, a partir de 1960 e em adiante a mesma se transformou em um pesadelo para as autoridades hongkonesas.

Não só Kai Tak devia receber aviões Boeing 747 com regularidade, senão que o crescimento económico da região levou a que aumentasse consideravelmente o tráfego aéreo e que ademais a região se urbanizasse a ponto de rodear o aeroporto com um sem fim de altos edifícios.
Kai Tak, o antigo aeroporto localizado no meio da densidade urbana de Hong Kong
O tabuleiro vermelho e branco era utilizado durante as primeiras décadas para indicar aos pilotos que deviam descer a 600 pés e girar 47 graus para a direita.
Este aeroporto foi ademais um dos primeiros no mundo em requerer da utilização de técnicas de preenchimento de terra e rochas um corpo sobre a água para criar assim uma superfície firme, quando em 1958 as autoridades que manejavam o aeroporto construíram uma nova pista de descolagem e aterragem sobre a baía. Esta construção deu ao aeroporto de Kai Tak uma de suas estruturas mais emblemáticas e reconhecidas, uma pista completamente rodeada por água de ambos os lados.
Kai Tak, o antigo aeroporto localizado no meio da densidade urbana de Hong Kong
Nada se compara com o que começou a ocorrer em Kai Tak durante as décadas de 1980 e 1990, décadas nas quais o tráfego aéreo e o desenvolvimento urbano anteriormente mencionados levaram a rodear o aeroporto de edifícios e a literalmente forçar aos aviões a descer no meio da cidade.

Dois anos antes de seu fechamento definitivo em 1998, o aeroporto internacional de Kai Tak era utilizado por 29,6 milhões de passageiros por ano e servia como centro de distribuição para um total de 1,56 milhões de toneladas de pacotes e outros bens.
Kai Tak, o antigo aeroporto localizado no meio da densidade urbana de Hong Kong
Conquanto existiram muitos planos para tentar aliviar a situação do aeroporto, as autoridades britânicas nunca o fizeram. Optando simplesmente por promulgar leis que regulavam a altura dos edifícios nos vectores de pouso e descolagem dos aviões.

Esta decisão levou também a causar um dos efeitos visuais mais espantosos associados a Kai Tak, já que se uma pessoa parasse a poucas centenas de metros destas rotas de ascensão e descida, a mesma poderia ver como os edifícios circundantes eram tecnicamente "mais altos" que a altura em que os aviões se encontravam subindo ou descendo. Isso no entanto era um fenómeno visual.
Kai Tak, o antigo aeroporto localizado no meio da densidade urbana de Hong Kong
O seguinte video mostra a difícil manobra de aterragem que os pilotos deviam realizar para descer em Kai Tak, que requeria girar 47 graus para a direita segundos antes de chegar à pista:

vídeo

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O aeroporto foi desmantelado em 1998 pouco depois que as autoridades chinesas tomaram o controle de Hong Kong dos britânicos. Em seu lugar foi construído um novo e moderno aeroporto internacional sobre terras reclamadas próximas à ilha de Lap Kok, a uns 25 quilômetros do velho aeroporto.

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