sexta-feira, 8 de maio de 2020

Sim, esta planta carnívora com formato fálico é totalmente real






Em março de 2019, alguém postou a segunda foto deste artigo no Facebook com o título "pénis pega-moscas". Ainda que não tenha este nome, a planta em formato fálico existe realmente. Segundo confirmou a Snopes o chefe da coleção de plantas vivas do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, Clinton Morse, trata-se de uma autêntica planta carnívora do gênero Nepenthes, nesse caso a espécie holdenii. Estas plantas são conhecidas popularmente como jarros ou copos-de-macaco.


Sim, esta planta carnívora com formato fálico é totalmente real
As plantas desta família possuem na ponta de suas folhas estruturas semelhantes a jarros, que são na realidade a continuação da própria folha modificadas, com as bordas do limbo unidas formando geralmente uma câmera. Sobre a abertura desta câmera existe uma estrutura semelhante a uma tampa, normalmente colorida, que além de atrair insetos, serve de proteção para que a armadilha não fique toda encharcada.
Sim, esta planta carnívora com formato fálico é totalmente real
Se esta foto dor postada como thumbinail, o post é bloqueado nas redes sociais como "inapropriado".
Isso faz com que apenas uma porção de néctar permaneça em seu interior, e é neste líquido que insetos, aranhas, e mesmo pequenos pássaros ficam presos ao escorregarem para dentro da câmera, atraídos pelas cores e pelos odores segregados pelas glândulas situadas na base da tampa.
Sim, esta planta carnívora com formato fálico é totalmente real
Uma vez ali dentro, a parede cerosa e com pêlos voltados para baixo, no interior da ânfora, evitam que esta possa ser escalada, e os animais são digeridos. Esta família possui os maiores espécimes de plantas carnívoras, e tem a forma de uma trepadeira.
Sim, esta planta carnívora com formato fálico é totalmente real
A Nepenthes é tão complesa no seus sistema de caça que a boca da planta tem uma camada escorregadia, chamada cera epicuticular, que faz com que os insetos percam o equilíbrio e deslizem até a base da armadilha, meio-cheia de água de chuva, onde finalmente ficam presos.

vídeo
- "Todas as Nepenthes usam uma armadilha passiva que quando se desenvolvem têm a tampa fechada e, à medida que maduram, se abrem"explica Morse- "Os jarros tem a aparência fálica quando estão começando a se abrir."

VÍDEO
Lamentavelmente, uma vez que a armadilha está completamente madura e a tampa fica aberta, a planta deixa de parecer um pénis.

www.mdig.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário