Policarpa, também conhecida como La Pola, foi uma espiã das forças colombianas pró-independência e foi morta por um esquadrão de fuzilamento nas mãos dos espanhóis. Policarpa hoje é considerada um símbolo de coragem e liberdade.
Manuela Saenz
Elvia Carrillo Puerto
Também conhecida como a "Monja Roja del Mayab" ("a freira vermelha do Mayab"), Elvia era uma ativista feminista que fundou várias organizações que ajudaram mulheres com programas de planejamento familiar e cuidado pré e pós-natal. Em 1923, foi eleita membro do Congresso de Yucatán, sendo a primeira mexicana a assumir um cargo dessa natureza.
Eva Duarte de Perón
Juana Azurduy
Evangelina Rodriguez
Evangelina tornou-se a primeira médica dominicana em 1909, tratando e dando remédios de graças para os mais pobres. Uma defensora do planejamento familiar, ela arriscou sua vida várias vezes confrontando o ditador Rafael Trujillo.
Eulalia Guzmán foi a primeira arqueóloga mexicana e foi responsável por coletar muitas informações sobre o México pré-hispânico, contribuindo para o estudo da história do país.
As irmãs Mirabal
Anabel Hernández
Laureana Wright
Laureana foi escritora, jornalista e militante do movimento feminista no México. Crítica da posição social relegada às mulheres, Wright expressou suas ideias em várias de publicações e fundou a primeira revista feminista do México, "Violetas del Anáhuac".
Isabel Allende
As Avós da Praça de Maio
A organização de direitos humanos Avós da Praça de Maio foi criada com o objetivo de localizar todas as crianças sequestradas e ilegalmente adotadas durante a ditadura na Argentina (1976-1983). Elas já conseguiram encontrar 120 das crianças desaparecidas e foram nomeadas cinco vezes ao Prêmio Nobel da Paz entre 2008 e 2012.
Leona Vicario
Leona foi uma das primeiras mulheres jornalistas do México e figura-chave na luta do país pela independência da Espanha. Leona fazia parte de uma rede chamada "Los Guadalupes" e usava o jornal "El Ilustrador Americano" para escrever códigos secretos para os revolucionários. Quando seu esquema foi descoberto, ela foi ameaçada com prisão perpétua caso não entregasse seus companheiros. Leona preferiu ir para a cadeia, mas foi resgatada rapidamente por seus amigos.
Gabriela Mistral
Rosa Campuzano Cornejo
Espiã que lutou pela independência do Peru, era conhecida como "La protectora" por ser a amante de José de San Martin, conhecido como "El protector del Peru".
Sem comentários:
Enviar um comentário