A Assembleia de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe aprovou, por unanimidade, uma moção contra o encerramento do balcão local do Crédito Agricola, a única agência bancária na localidade do concelho de Faro.
O executivo liderado por Sérgio Martins (CDU) anunciou, entretanto, que vai realizar amanhã, sábado, 7, às 17:00 horas, uma reunião pública com a população, na Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, com o objetivo de “fazer frente a esta intenção do Crédito Agrícola”.
De acordo com a moção, a junta de freguesia deve “solicitar ao Crédito Agrícola que articule soluções”, em conjunto com a autarquia nexense, para a manutenção do balcão bancário.
A moção, apresentada pela CDU e aprovada na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe de quinta-feira, salienta que aquele balcão “é a única opção para muitos dos 4.000 habitantes desta freguesia, grande parte deles envelhecidos, com reduzida capacidade de acesso aos meios digitais e reduzida mobilidade no território”, sendo também o balcão a que mais recorrem as empresas nexenses.
“A confirmar-se este encerramento, a população e empresas afectadas deixarão de contar com o único balcão bancário existente, o que terá efeitos nefastos para os esforços de desenvolvimento e coesão territorial que todos e todas pretendem e merecem”, sustenta a moção.
Para a CDU, o encerramento do Crédito Agricola em Santa Bárbara de Nexe constituirá “mais uma degradação das condições de vida locais e um ataque flagrante à população e economia” da freguesia, potenciando o agravamento da desertificação económica e populacional.
Tratando-se de uma intenção de um banco privado, acrescenta a moção, a decisão “insere-se numa política mais geral de degradação dos serviços públicos que os sucessivos governos têm imposto às populações”.
regiao-sul.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário