segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

ALMADA TEM UM CLUBE QUE FAZ 75 ANOS






Paulo Baptista (in facebook)
É então necessário dizer isto, e gostaria imenso que publicassem este texto que vou agora iniciar.
Almada tem um clube que fez em Julho passado 75 anos.
Uma idade muito grande, para que seja desprezado seja por quem for.
Como alguns almadenses sabem o clube atravessa desde há largos anos, uma profunda crise financeira, fruto na verdade de algumas más gestões.
As pessoas passam, o clube fica, e a instituição não tem culpa que algumas pessoas tivessem cometido erros.
O clube tem o seu campo de jogos no Cristo-Rei e abaixo desse campo há um terreno que era um barranco inclinado, terreno esse que a Câmara doou ao clube por um período de 75 anos, e que desse mesmo terreno o Almada Atlético Clube conseguiu reerguer com um grande sacrifício financeiro um campo de jogos secundário com relva artificial .
Como devem imaginar, sendo esse terreno um barranco inclinado , teve que haver intervenções de vulto como a terraplanagem, e respectivos tratamentos de consolidação da barreira do campo principal.
Foram uns custos elevadíssimos e que parte do passivo que o clube tem advém dessas mesmas obras.
Estando este terreno doado à cerca de 20 anos ainda haverá 55 anos de usufruto pela frente.
Há cerca de dois anos uma empresa internacional (Supera), apresentou uma proposta ao Almada que era a construção nesse terreno de um conjunto de infra-estruturas compostas por um grande ginásio e piscina, o clube receberia à cabeça uma verba de cerca de 350 mil euros, que é o montante do passivo e mais 650 mil euros que seriam pagos à factura para modernização do complexo desportivo , onde seria colocado um tapete de relva artificial no campo principal uma vez que o relvado natural que neste momento o clube possui tem custos de manutenção, completamente insuportáveis para,a actual realidade do clube. Modernização dos balneários do campo e do pavilhão, canalizações novas , iluminação nova pois a existente já nem dá para os atletas treinarem.
O total da recompensa ao Almada seria então uma verba a rondar o milhão de euros.
Depois de 2 anos de luta com este executivo, o clube sabe que a Sra. Inês de Medeiros não autoriza a edificação da infraestrutura, mas oficialmente continua sem dar uma resposta oficial ao clube sobre a sua posição .
Desde Maio passado que o clube tem uma nova direcção, onde a má vontade para a concretização do projeto foi-nos transmitida pelo Vice-Presidente João Couvaneiro.
Disse este senhor também que a autarquia tinha contratado uma empresa externa para efectuar a avaliação do terreno para ressarcir o Almada do tempo que falta para terminar a doação e o terreno onde hoje jogam crianças de formação iria de novo para a posse da autarquia, e agora sou eu a especular, depois do terreno estar de novo na posse da Câmara, porque não negociarem eles com a Supera para que os bolsos de alguns fiquem mais bem compostos.
É este o apoio que esta actual gerência autárquica dá ao desporto .
É este o tratamento que esta autarquia dá a um clube de 75 anos de história e que está a agonizar lentamente, quiçá até à sua morte final.
E que jeito daria a morte do Almada, pois aquela vista maravilhosa para oTejo daria um grande complexo imobiliário, não é Sra. Inês de Medeiros?
Paulo Baptista
Ex-Vice-Presidente do Almada Atlético Clube

PS
Processo idêntico está a ser realizado entre a Supera e o Ginásio Clube de Corroios, com tudo aprovado pela CM do Seixal e as obras a iniciarem-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário