terça-feira, 6 de novembro de 2018

As plantas e flores mais bizarras do mundo




Conheça a planta que parece lábios humanos, e para piorar a coisa seu nome é Hooker Lips, que em português significa algo como Lábios de Prostituta.
Aparentemente a planta evoluiu desse jeito para atrair mais animais polinizadores como beija-flores e borboletas, os lábios só ficam assim por um tempo, depois eles abrem e a flor nasce.

A Orquídea Bebê-no-Berço tem um nome bem direto, ela é chamada assim porque sua flor se parece com bebês enrolados em lençóis.
Este tipo de orquídea cresce em climas quentes e ostenta um "tronco" verde escuro que carrega duas a três folhas, cada uma tendo de 15 a 25 centímetros de comprimento e dois bulbos.
A haste em si, frequentemente atinge alturas de cerca de 60 centímetros.

Outra orquídea bizarra é a Orquídea-Homem-Nu, que ganhou esse nome por sua flor se parecer com uma pessoa pelada. Seu nome verdadeiro é Orchis Italica, mas ela ficou popular na internet com outros nomes devido a seu "formato peculiar".
É uma espécie de orquídea nativa do Mediterrâneo.

As orquídeas realmente gostam de uma bizarrice, essa aqui se chama Orquídea-Pato-Voador, e acho que o nome não precisa de explicações.
A Caleana Major, também chamada de Grande Orquídea de Pato, é na verdade uma pequena orquídea encontrada no leste e sul da Austrália.

A Nepenthes é a famosa planta carnívora, sim elas existem de verdade. Essa planta atrai insetos com seu néctar doce, depois ela prende e come eles.
Comum na Ásia essa planta tem uma parede cerosa e pelos no interior da folha voltados para baixo, são eles que evitam que os insetos possam escalar ela e escapar de sua morte.

Quem disse que plantas não podem engordar? Conheça a Euphorbia Obesa. Também conhecida como a Planta do Beisebol, é nativa da região do Grande Karoo, na África do Sul, onde já está ameaçada de extinção.
Com seu formato peculiar ela virou uma planta de colecionadores que a usam como ornamento e enfeites.

Conhecida como a Flor Cadáver a Amorphophallus Titanum já ficou famosa ao redor do mundo, enquanto outras flores tem um cheiro gostoso essa aqui, como o nome indica, tem o cheiro de um cadáver.
Quando desabrocha, a flor chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilos mas florescimentos são raros porque a planta é muito difícil de cultivar, até mesmo em condições ideais.
Seu odor de gente morta serve para atrair insetos, mas ele acaba fazendo com que as pessoas usem mascaras de gás perto da planta para não vomitar.

Conheça a Planta da Ressurreição, também chamada de Rosa do Jericó. Basicamente essa planta é conhecida por sua capacidade estranha de sobreviver a qualquer custo.
Nativa do deserto essa planta consegue se dessecar quando está perto de morrer, formando uma bola, mas quando ela entra em contato com água ela "renasce" e se abre novamente. O vento transporta essas plantas por quilômetros quando elas estão fechadas.

O Fungo Dente Sangrento tem esse nome devido ao seu "sangue". Ele não é tóxico, mas também não é comestível. Seu "sangue" ironicamente tem propriedades anticoagulantes similares ao remédio heparina.

Essa planta é conhecida como Olho de Boneca, seus "olhos" na verdade são frutos silvestres, ela cresce até 50 cm de altura.
Tanto os frutos quanto a planta são extremamente tóxicos para humanos, seus efeitos sedativos levam as pessoas a terem paradas cardíacas, levando a óbito.

A Rafflesia é mais uma planta asiática de odor único, seu cheiro já foi comparado a carne estragada, corpos putrefatos, animais doentes e outras coisas nojentas.
A planta também tem a honra de ter a maior flor do mundo com 106 cm e 10 kg.

A Hydnora africana é uma planta nativa da África Austral, o que chama a atenção nela é seu formato bizarro que nem parece o de uma planta e sim algum monstro. Ainda por cima ela tem cheiro de fezes, isso ajuda ela a atrair sua presa, o besouro rola-bosta.

De volta as Orquidias, agora temos a Cara-de-Macaco, uma flor que parece ter um rostinho dentro. Ela é extremamente rara, e é encontrada em florestas da América Latina a mais de 900 metros de altura.

A Mão-do-Diabo é nativo do México, onde os antigos astecas a colhiam por gerações, devido ao seu valor religioso. A fruta produzida por esta árvore tem "gosto de terra" e tem sido usada durante anos na medicina tradicional para tratar muitas aflições de doenças do coração e uma variedade de outras condições.
A parte da garra emerge da flor aparentemente normal e ela cresce até cerca de 15 metros acima do chão.

Essa flor ficou conhecida por parecer uma pedra, conhecida como a Pedra Viva ela é da família das suculentas e é nativa da Africa do Sul.
Assim como a maioria das suculentas ela é extramente forte e resiste a quase tudo, sendo perfeita para quem quer plantas fáceis de cuidar.

A Bat Face Cuphea (Cuphea Rosto de Morcego), também conhecida como a Planta de Charuto, Planta de Pedro ou Orelhas de Coelho, cresce entre até 50 e 60 cm de altura, com folhas parecidas com espátulas.
A planta é extremamente resistente à seca e tolerante ao calor, mesmo parecendo com morcegos elas ainda atraem beija-flores e borboletas.
As borboletas Swallowtail e Sulphur apreciam especialmente o doce néctar escondido no interior dos pequenos "rostinhos" da flor.

realworldfatos.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário